Festival Pé de Cachimbo #6 - Gabriel Versiani - Samba e MPB

Samba, forró e muito mais com Gabriel Versiani

In Música by Raphael SanguineteLeave a Comment

Como vocês já sabem, dia 07 é dia de resistência cultural através da arte!

O Pé de Cachimbo está chegando junto do evento 5Sentidos com um palco em que subirão os artistas da 6ª edição de nosso festival.

E o primeiro que irá deixar esta tarde de arte no Largo do Boticário ainda mais linda, será Gabriel Versiani.

Gabriel Versiani é cantor, compositor e jornalista e domingo ele apresentará seu repertório autoral, incluindo músicas de seu primeiro Cd, como “Filho de Ogum”, “O Rio é…” e “Heloísa Maravilha”, e composições que estarão no seu próximo trabalho, dedicado exclusivamente ao samba e que se encontra em fase de pré-produção.

Rebuliço Cultura Coletiva - Gabriel Versiani - Samba e MPB

O som de Versiani tem o samba como base, porém algumas de suas composições trazem firmemente o forró em suas levadas e outras como “Filho de Ogum” trazem ainda outras influências.

O primeiro CD de Versiani é MUITO BOM, tanto na parte técnica como artística e musical e irá agradar aos que curtem samba, mas não só a eles. Versiani e suas misturas neste CD lembram a nós da pluralidade da música brasileira e o porquê ser tão difícil classificar alguns discos de nossa música. Você pode conferir o disco completo abaixo:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/29535704″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”300″ iframe=”true” /]

Versiani iniciou sua trajetória musical em bailes de forró no final da década de 90 no Rio. Com a banda Rodagente – na qual cantava e tocava contrabaixo – abriu shows de Lenine, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Falamansa e Naná Vasconcelos nas principais casas da cidade.

Em 2002 passou a se apresentar em casas do Rio com seu trabalho autoral e um repertório dedicado sobretudo ao samba e à MPB, acompanhado por músicos da nova geração carioca. O CD de estreia, homônimo, é cem por cento autoral e foi lançado em 2009 de forma independente. Versiani contou com as participações especiais dos grupos Casuarina e Rio Maracatu.

Abaixo, você pode conferir uma apresentação ao vivo da faixa “Filho de Ogum”, minha preferida do 1º disco de Versiani:

Domingo, chega mais que é dia de sambar com Gabriel Versiani!

Além dele, 7 outras apresentações musicais e diversas outras intervenções artísticas, organizadas e espontâneas.

Não dê mole! 15h, todos os caminhos levam para o Largo do Boticário!

Afinal, Todo Domingo, Pé de Cachimbo!

The following two tabs change content below.
Raphael Sanguinete é Administrador de Empresas e um dos idealizadores da Rebuliço - Cultura Coletiva. Até acharmos alguém melhor (o que não é nem um pouco difícil por sinal), faz bico de editor e principal escriba da Revista Rebuliço. As postagens na Revista Rebuliço são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente condizem com a visão do coletivo.

Latest posts by Raphael Sanguinete (see all)